terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ciclismo A Prática Esportiva do Momento


Que o ciclismo tem sido o esporte do momento, isso já temos percebido.


Foto: Arquivo ATCIC


E pensando nisso andamos pesquisando por aqui e ali e encontramos dicas fantásticas pra você que está pensando em aderir a essa moda de prática sustentável e buscar renovar energia e fortalecer o corpo e a mente através da pratica do ciclismo
Em análise a informações de especialistas no assunto podemos adquirir algumas informações para iniciantes como, por exemplo:
Se existem várias modalidades de ciclismo. Qual escolher?

Speed?

Foto:Arquivo Débora Ciclo


A modalidade Speed, ou ciclismo de estrada é a mais tradicional dentro do esporte. É uma modalidade que no Brasil tem crescido muito, mas ainda está longe de chegar aos parâmetros dos países da Europa.As bikes de speed, uma vez que são feitas para serem velozes, não são muito confortáveis. O selim é mais alto do que o guidão, fazendo com que a posição do ciclista fique bastante inclinada para frente, que causa um pouco de incômodo nas costas e no pescoço, para quem não está acostumado.

Desvantagens


As bikes de speed são bem caras. Bicicletas de uma qualidade média/boa chega a custar de 8.000 a 10.000 reais e exigem um certo nível de Manutenção.



Vantagens


Uma das facilidades do Speed é a praticidade. Basta você colocar a roupa e sair pedalando na rua. Em outras modalidades, muitas vezes é necessário colocar a bike em um carro e ir até uma trilha, pista ou local onde se pratica o esporte.

Outra vantagem é que como a bike anda mais rápido do que os outros tipos de bike, grandes distância são percorridas com uma certa facilidade. Dando o ciclista a chance de percorrer grandes distâncias e conheça vários locais em cima de sua bike. Além de ser um esporte que se pratica em equipe, o que traz boas oportunidades de relacionamento com outras pessoas.

Mountain Bike?


No Brasil é a modalidade mais difundida. Existem dezenas de milhares de praticantes desse esporte no país. Existem muitas competições, muitas trilhas e inúmeros grupos de MTBikers.


Foto: Arquivo Facebook Anderson da Silva

Desvantagens


O MTB é um esporte que deve ser praticado em trilhas, que muitas vezes são afastados da cidade, que fazem com que o ciclista tenha que se locomover de carro ou por outro meio de transporte até o local desejado. Isso causa certa mão de obra que muitas vezes desanima a prática do esporte.

Outro ponto negativo é a manutenção das bikes. Uma vez que estão sempre sujeitas e condições de terreno extrema, muitas vezes a bike acaba necessitando de manutenção frequente, isso acaba trazendo gastos ao ciclista.


Vantagens.

O contato com a natureza, a diversidade de ambientes e locais por onde você pode passar com a sua bike. É apenas algumas das vantagens de se praticar esse excelente esporte.

Como existe diversos grupo de MTBikers, é extremamente fácil para os iniciantes se inserirem no esporte. Os grupos possuem os mais variados níveis e formas de organização, que acolhem os novatos.


Passeio/Recreação?


Foto: Arquivo Escolinha de ciclismo Clube do Pedal



Essa modalidade é escolhida por muita gente. É a modalidade escolhida por pessoas que somente querem passear de bike duas, três vezes por semana, com sua família.
Vantagens
É um esporte extremamente saudável e prazeroso, que custa pouco e melhora bastante a qualidade de vida de quem o pratica. Assim como o Mountain Bike, existem muitos grupos de ciclismo recreativo no país, o que facilita a inserção no esporte.
Desvantagens
Se você é uma pessoa competitiva esse esporte não é para você, pois o foco principal aqui é viver o momento de forma sustentável com tranquilidade e bons fluidos sem competições, só vivenciando o ambiente de forma saudável.



Por: Aparecida Urias/vamos pensar verde



Publicidade





0 comentários:

Postar um comentário